A refeição mais importante em Portugal é o almoço. A rotina diária faz uma pausa da uma às três da tarde. As lojas e os escritórios fecham e os estacionamentos em frente aos restaurantes ficam cheios. A importâncio do almoço é em parte causada pelo patrão, que na maioria do casos as refeições. A longa pausa para o almoço indica que as horas de trabalho normais são mais longas que no Norte da Europa. Por norma começa antes das oito da manhã e estende-se até bastante depois das dezoito horas.

Por volta das dezassete até às dezanove é hora do lanche, uma espécie de refeição que pode ser comparada com a hora do chá. Serve para cobrir o apetite entre o almoço e o jantar. O jantar é habitualmente servido a partir das dezanove horas, que é quando os restaurantes abrem. Quando chegámos a Portugal, descobrimos que muitos estão fechados até às dezoito e trinta.

 

Porturama é um Bed&Breakfast, e nós iremos fornecer um bom pequeno almoço, mas compreendemos que os nosso hóspedes queiram comer entre uma a três refeições por dia.

Nós não fornecemos meia pensão ou pensão completa, mas juntamente com a cerveja, vinho, outras bebidas ou gelados, iremos servir alguns aperitivos. É também possível usarem a churrasqueira.

Nos arredores do Porturama, irá encontrar várias aldeias e cidades com uma variedade de bons restaurantes com deliciosas refeições. Relativamente à atmosfera não crie grandes expectativas, pois a maioria dos restaurantes têm luz fluorescente e quase todos têm um plasma grande onde se podem ver os últimos jogos de futebol.

Restaurantes na zona :

A Paragem”- 800metros

Na EN17, do lado oposto ao nosso pequeno paraíso encontra- se a estação de serviço Galp, um café e um restaurante que se chama “ A Paragem” (Paragem de autocarro). A comida neste restaurante é simples, mas bem confecionada e muito saborosa. O “Prato do Dia” (Sopa, prato principal, sobremesa e café) no custo de sete euros e meio porque pessoa que também inclui um jarro de vinho.

A desvantagem , é que só servem almoços, ainda não os vimos servir também jantares. O café ao lado, está aberto até mais tarde mas não tem a mesma qualidade.

 

Sombrinha – 6km

Nos arredores do município de Mouronho, em Secarias, no Alva, existe um excelente restaurante com boa cozinha típica portuguesa. Você pode até se refrescar nos dias mais quentes no encantador terraço sob as vinhas. Uma bela vista sobre a Alva proporciona uma brisa agradável.

Arganil é uma aldeia que fica a cerca de 10km. Aí existem vários locais onde pode comer uma boa refeição :

A Grelha : este é um bom restaurante de grelhados, onde servem uma belíssima costoleta de novilho. Também gostámos muito dos “ Panados de Porco Recheados” .

Impala Restaurant

No caminho para Arganil, a 4,5 km de Porturama, está o restaurante Impala. Pegue a saída Sarzedo. Um bom restaurante decorado e serviço agradável.

Italiaans Restaurant “Azzurro”, Arganil

Simples, bom, acolhedor restaurante italiano barato. Tem uma grande variedade de pratos. Um espaçoso terraço externo.

Churrasqueira Fernandes, Coja

Nesta linda aldeia à beira do rio Alva pode jantar bem na “Churrasqueira Fernandes”.

A par com o restaurante funciona também o talho local, e como deve adivinhar a carne é de excelente qualidade. Tem uma uma esplanada virada ao Oeste de forma a poderem apreciar o pôr do sol.

 

Lagar do Alva, Coja

Um excelente restaurante na praia fluvial de Coja. Os aperitivos pré-servidos não solicitados não são baratos (informe-os a tempo, se você não os quiser). Se desejar, eles são excelentes, extensos e muito saborosos. Lagar do Alva tem um belo terraço com vista para o rio Alva.

Tàbua – 11 km

Tábua tem a maior parte dos restaurantes na nossa zona, alguns deles são :

O Agulhas, Tabua

O Agulhas, recentemente reformado e modernizado. O grill misto e o bife vitela com alho (entrecosto de vitela com alho) são recomendados aqui, mas fique à vontade para tentar algo diferente e nos dizer como era! (foto)

O Barbas, bom restaurante com alguma atmosfera, a televisão eterna também está pendurada aqui, mas as belas mesas e paredes de granito compensam muito. A comida é muito saborosa, mas às vezes eles ficam entusiasmados demais com o espalhador de sal.

O Caçador, para a pequena bolsa. Restaurante português local real, comida muito barata e boa. O salmão é mais do que excelente!

 

O Tóino Moleiro, o qual é bastante conhecido nesta região pelos seus bons grelhados. É possível comer uma muito boa refeição aqui.

Não tem esplanada e não é bem decorado nem confortável, mas a qualidade supera tudo isso. O preço é um pouco mais elevado em comparação a outros, onde uma refeição para dois pode custar cerca de trinta e cinco euros, mas inclui um jarro de vinho, pão, azeitonas, e café.

Papo Seco A pizzaria muito boa existe há 25 anos e é um nome familiar na área. Muitas opções de escolha e aberto antecipadamente: já às 18h. Fechado às terças-feiras

George and Dragon (8 km) na N17

Pub Inglês mesmo no meio de Portugal rural, ideal para beber uma cerveja ou comer uma refeição típica Inglesa. Um dos poucos locais que tem uma boa esplanada!

 

Italian and Indian Palace-17 km (na EN17)

Uma combinação surpreendente, cozinha Italiana e Indiana. Ainda não podemos comentar àcerca do menu italiano, mas os pratos indianos são fantásticos. A Galinha Korma é uma referência a qui e o vinho tinto da casa é suave como seda.

Pizzaria l ‘Artista (22km) na N17

Eles auto intitulam-se de pizzaria mas são muito mais que isso. É um dos melhores restaurantes das redondezas, especial no que toca à apresentação. Não existe existe uma televisão grande na parede. As mesas são bonitas e a luz é ambiente. Tem um muito bom menu e os empregados de mesa são muitíssimo simpáticos, sendo que alguns deles falam várias linguas junto com a boa qualidade.

Restaurante Quinta de Cabriz (36km) Carregal do Sal

Embora tenha de conduzir um pouco mais longe, este é um restaurante de qualidade. Se quiser celebrar algo ou só provar algo gastronómico, então está no sítio certo. Toalhas de mesa são em linho, tem música ao vivo e o serviço é excelente.

De Aziatische keuken

Nós adoramos cozinha asiática. Infelizmente é algo bastante difícil de encontrar nesta zona de Portugal. Tal como já referimos anteriormente, encontrámos um restaurante indiano. No entanto, se quiser uma verdadeira refeição chinesa ou japonesa, tem de ir até mais longe.

Se estiver disposto a faze-lo, aconselhamos a que juntem o útil ao agradável, aproveitando para passar o dia fora, até por exemplo Aveiro ou Coimbra e também para experimentar outros restaurantes.

Nós conhecemos os melhores restaurantes chineses e japoneses em ambas as cidades, portanto, se estiver interessado, por favor pergunte-nos sobre as direções e peçam-nos conselhos.

Leia também sobre

Começar a explorar

Arredores do Porturama

Aldeias em pedra de xisto

Piódão, Frage de Pena

Góis e Lousã

Serra da Estrela e a Torre

Coimbra, a Cidade

A Costa Oeste

Restaurantes

Mercados